
Doenças Reumáticas
Doenças reumáticas compõem um grupo diverso de mais de 100 doenças que acometem particularmente o sistema osteoarticular (ossos e articulações). Incluem as doenças reumáticas autoimunes, que podem acometer vários outros órgãos do nosso corpo, como pele, rins, entre outros.
Essas doenças são conhecidas popularmente como “reumatismo”

Um grupo de doenças que causam inflamação de vasos sanguíneos. A parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico causando estenose, oclusão, formação de aneurismas e/ou hemorragias. As patologias são dividias entre primárias, secundárias e sistêmicas.

Doença autoimune caracterizada pela presença de auto-anticorpos ou sinais de inflamação glandular. Algumas células brancas (linfócitos) invadem órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, causando inflamação que acaba impedindo suas funções normais provocando secura ocular e na boca.

Doença autoimune que age na coagulação do sangue, causada pela produção de anticorpos contra proteínas normais ao organismo (anticorpos anti-fosfolipídes) que provoca trombose e complicações na gravidez. É classificada entre primária, secundária ou catastrófica, dependendo se a o portador possui ou não outras doenças reumáticas.

Bursites, tendinites, entesites e dor miofascial decorrentes de lesão ou inflamação das estruturas do entorno das articulações (músculos, ligamentos, bursas, ênteses e tendões) por conta de trauma local.

Doença muito comum em idosos causada pelo depósito de cristais compostos de pirofosfato de cálcio nas cartilagens, causando artrite. O nome vem da semelhança da formação da inflamação da gota, mas neste caso não há razão para a formação dos cristais

Polimialgia é uma doença causadas por inflamação nas articulações profundas de ombro, pescoço e quadril, causando rigidez e dor em pessoas acima de 50 anos. Outros sintomas são: fadiga, perda de peso, febre baixa e depressão. Alguns pacientes podem desenvolver ainda Arterite de Células Gigantes, processo inflamatório de algumas artérias.

Doença que causa fraqueza nos ossos, possibilitando a quebra ao mínimo esforço. Pode atingir todos os ossos do corpo e é classificada em osteoporose pós-menopausa, osteoporose senil e osteoporose secundária

Tipo mais frequente de reumatismo, também chamado de artrose que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos vulgarmente como “bicos de papagaio”. Divide-se entre primária ou secundária, a depender da causa

Algumas doenças reumáticas podem surgir ou ter a progressão alterada em portadores do vírus HIV. As doenças reumáticas mais comuns relacionadas ao vírus são: artralgias, artrite, Síndrome de Reiter e artrite psoriática.

Doença inflamatória, crônica e autoimune, classificada em: lúpus cutânea, que se manifesta apenas com manchas na pele; e lúpus sistêmica, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Provoca mecanismos de inflamação em todos os órgãos, e os sintomas gerais incluem febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Acomete principalmente mulheres de 20 e 45 anos

Afecção muito comum que causa dor lombar que se irradia para uma ou ambas as nádegas e/ou pernas, na distribuição do nervo ciático. É classificada pelo período de duração da dor como aguda, subaguda ou crônica. Pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho e osteoartrose da coluna

LER é a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos”, um grupo de alterações do sistema musculoesquelético. Os distúrbios mais frequentes são tendinites, lombalgias e mialgias. Já DORT quer dizer “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” e substitui a sigla LER para melhor compreender o quadro de trabalhadores com sintomas no sistema musculoesquelético mas que não apresentam evidência de lesão.