EXAME FAN: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSE TESTE
- Doutor Guedes - Doutor Explica
- 21 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

1. O que é esse teste laboratorial? FAN é um exame laboratorial que avalia se na amostra sanguínea tem-se ou não autoanticorpos antinucleares (proteínas dirigidas contra estruturas do núcleo celular).
2. Quando o resultado pode dar reagente/positivo?
Esses autoanticorpos antinucleares estão presentes na maioria das vezes em portadores de doenças reumáticas autoimunes, como lúpus e muitas outras.
3. Pessoas saudáveis podem ter o teste reagente/positivo?
Entretanto, embora seja raro, o teste pode também ser reagente/positivo em portadores de infecções crônicas ou doenças malignas; e até em algumas pessoas completamente saudáveis, especialmente idosos acima dos 70 anos e pessoas com histórico familiar de doenças reumáticas autoimunes de 1ª e de 2ª geração.
4. Quando deve ser realmente solicitado?
Especificamente diante da suspeita clínica de que uma pessoa possa ser portadora de uma doença reumática autoimune. Entende-se como doença reumática autoimune um grupo específico causadas por mal funcionamento do sistema imune. Essas doenças apresentam quadros clínicos bem próprios e específicos. Portanto, nessas situações deve-se solicitar o teste. - O que realmente tem-se observado ultimamente na prática clínica?
O teste FAN tem sido solicitado cada vez mais em situações clínicas diversas, saindo da indicação clássica, em caso de suspeitos de doenças autoimunes. Com isso, alguns resultados reagente/positivo têm levando a conclusões diagnósticas precipitadas, que acabam gerando estresse e preocupações desnecessárias nos pacientes. 5. Que cuidados devem ter pessoas saudáveis que tem o teste reagente/positivo?
As pessoas saudáveis que porventura tenham feito o teste com resultado reagente, recomenda-se acompanhamento clínico sequencial, além de recomendações que visem melhorar a imunidade
COCLUSÕES
· Teste FAN deve ser solicitado quando há suspeita clínica de doença autoimune;
· Se seu resultado der reagente/positivo: não significa obrigatoriamente que você tenha lúpus, vai depender do quadro clínico que você apresenta. Discuta com seu médico como interpretar;
· Pessoas completamente saudáveis podem ter o resultado reagente/ positivo.
Comments